EXORTAÇÃO: DOMO COMMUNI



"E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações" 
- Atos 2,42.


   Caríssimos Irmãos, aproximasse com intento o dia da abertura de nossa casa mor, convento São Francisco de Assis. Para tal ato achei por bem prescrever direcionamentos as normas de convivência fraterna no âmbito da morada comum franciscana.

O bens de Todos, a Cristo pertencem! Prediletos irmãos, não se ensoberbeçam aqueles que colocaram a disposição de todos os seus bens, tenham sido eles em muita quantidade ou valia. Para Deus não era melhor o sacrifício de Caim ou Abel, mas o coração generoso da Viuvá. Desta forma, apascentem, pois os corações e espíritos àqueles confrades que buscam o egoísmo do "seu", e cultive-se a humildade no "nosso".

Com carinho cuidar! Queridos irmão, que nossa casa comum seja cuidada com zelo e carinho. Ao que for sujo, limpe-se. O que estiver em um determinado lugar, que permaneça. Cabe ao guardião da casa definir os lugares e objetos da fraternidade.

Nossa Porciúncula! Caríssimo, Francisco de Assis tinha seu "lugarzinho" seu pedacinho do céu na terra, lugar onde ele apos uma longa jornada de evangelização, pregação, sacrifício e missão, retornava para partilhar com os seus e descansar. Façamos de nosso convento a nossa Porciúncula, não o tomem como a um monastério, saiamos pelo mundo a evangelizar, pregar e sacrificarmo-nos, na certeza de retornarmos ao nosso pedacinho do céu na terra, na presença dos santos irmãos.

 A casa de Deus! Usando as palavras de nosso Pai Seráfico: "Eu vos rogo, que sobre todas as coisas Honrem o Santíssimo Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. Os Cálices, os Corporais, os ornamentos do Altar e tudo quanto pertence ao Sacrifício , tenham como Coisas Preciosas." Sendo assim, seja pois a Igreja conventual o lugar mais sagrado de nosso convívio, e tratada com toda a dignidade de que é merecida.

Para a Natureza e as Criaturas! Todos os bens criados por Deus são para nós, seus filhos menores, de todo sagrado, sejam pois também nossas irmãs plantas e nossos irmãos animais bem cuidados e bem vindos ao passadio de nossos jardins, lugar que lhes é de direito.

Rogando que estas Palavras sejam Ouvidas!


+ Frei João Paulo Cantalamessa
Ministro Geral

Gabinete do ministro Geral
05 de Fevereiro de 2020