Os sete ‘nãos’ do Papa Francisco

Lendo atentamente o documento Evangelii Gaudium, impressionam os sete ‘nãos’ do Papa Francisco, que, em chave positiva, podem se transformar em sete ‘sins’ a serviço da evangelização local e mundial.

1. “Não deixemos que nos roubem o entusiasmo missionário!” (EG 80). Sim a uma espiritualidade missionária positiva, capaz de ver, no dia a dia, as pegadas de Deus na humanidade.
2. “Não deixemos que nos roubem a alegria da evangelização!” (EG 83). Sim a um dinamismo missionário que seja sal e luz, com leigo protagonistas e bem formados para essa tarefa.
3. “Não deixemos que nos roubem a esperança!” (EG 86). Sim a uma evangelização baseada na confiança para sermos fontes de água viva.
4. “Não deixemos que nos roubem a comunidade!” (EG 92). Sim a uma mística que promova a fraternidade e saiba ver uma grandeza sagrada em cada próximo.
5. “Não deixemos que nos roubem o ideal do amor fraterno!” (EG 101). Sim a uma espiritualidade que promova a reciprocidade, o diálogo, o testemunho da comunhão fraterna.
6. “Não deixemos que nos roubem a força missionária!” (EG 109). Sim à defesa e à promoção da vida em todas as suas formas no projeto do Reino de Deus.
7. “Não coarctemos nem pretendamos controlar essa força missionária da piedade popular” (EG 124). “O caminhar juntos para os santuários e o participar em outras manifestações da piedade popular, levando também os filhos ou convidando a outras pessoas, é em si mesmo um gesto evangelizador”, diz o Papa Francisco.