"[...] com firme fé e vontade, faço voto a Deus, Pai santo e todo-poderoso, de viver perpetuamente, em obediência, sem nada de próprio e em castidade."
São as palavras professadas pelo Neofrade em seu juramento tendo suas mãos sobre as mãos do Ministro Geral da Ordem, simbolizando sua doação e fidelidade. A obediência ainda é reforçada dentro do estatudo da Ordem :
“É necessário dentro da família franciscana uma organização, por isso todo membro que deseja ingressar na ordem deve ser submisso ao Romano Pontífice, tal como o Sucessor de Pai Francisco, o Ministro-Geral.” – Estatuto Geral da OFM, Artigo 2º.
Tendo anteriormente pedido para entrar na Ordem e não sendo aceito seu pedido usou as vestes franciscanas sem autorização, voltou a impor sua readmissão, dizendo ter feito parte da mesma instituição. Confirmamos com testemunho de Dom Snaif Sarto que o mesmo fez sim parte da Ordem dos Frades Menores em outro momento.
Porém chegou ao conhecimento do Conselho Geral da Ordem dos Frades Menores Franciscano que DOM JOÃO COSTA, antes de pedir sua reentrada na ordem planejou e empenhou-se em "assumir o comando da OFM por meios ilícitos, fora do contexto de uma eleição capitular".
Sendo este ato hediondo de conhecimento deste concelho, EXCLAUSTRAMOS este autodito frei.
"III. Exclaustração da Ordem. – Estatuto Geral da OFM, Artigo 14º."
Roguemos a Deus que D. Costa (joao40650), encontre o caminho de sua vocação, arrependa-se de seus atos contra a Ordem e a pessoa do Ministro Geral.
Dado do Convento de São Francisco de Assis, 13 de Março de 2019.
+ Dom João Paulo Rodrigues
Ministro Geral da OFM
+ Monsenhor Frei Erlei Gabriel Forgione
Vice-Minitro Geral da OFM
+ Frei Darllan Victor Messias
Secretário Geral da OFM