Na noite desta segunda-feira, dia 25 de Março deste ano da Graça de Deus, em reunião secreta com seus cooperadores diletos, o Santo Papa Alexandre II nomeou Dom Frei João Paulo Rodrigues para integrar seu colégio rubro.
Tendo seus estudos iniciados no seminário Arquidiocesano de São Salvador da Bahia em janeiro deste ano, logo em seguida transferido para a a Arquidiocese do Rio de Janeiro e imediatamente deslocado da a Arquidiocese de Aparecida onde ordenou-se Diácono e Padre pelas mãos do hoje Dom Luan Cardeal Moreira. No dia 24 de Fevereiro deste ano, nomeado e sagrado bispo pelas mãos de sua Santitá, sendo destinado para auxiliar da Arquidiocese de Salvador, que viria a fechar e dar lugar a Arquidiocese de Olinda e Recife, onde após múltiplas permutações entre a mesma e a Arquidiocese de São Paulo.
A reunião de sua criação fora secreta,mas não era segredo para a Ordem dos Frades Menores, que este humilde frei, que estando na turma da reabertura, iniciando suas funções na mesma como formador, depois assumindo o Ministério Geral, teria grandes serviços a prestar a Santa Igreja. Como lema episcopal, Dom Frei João escolheu: "Humildade, Justiça e Misericórdia", expressando tudo o que aprendeu e viveu dentro da fraternidade franciscana do convento de São Francisco de Assis. Os confrades desejam ao neocardeal um digno e proveitoso ministério. Sobre a proteção da Santa Mãe de Deus, Nossa Senhora dos Anjos e São Miguel Arcanjo.
Redigido, assinado e selado, do convento de São Francisco de Assis, sobre a égide de todos os Frades, para o Povo de Deus nesta Terça-feira, 26 de Março de 2019.
+ Dom Frei Erlei Gabriel Forgione
Ministro Auxiliar da OFM