
Aos Diletíssimos Diáconos da Ordem, sejam aqueles que entraram na mesma sobre a égide do diaconato, ou aqueles que o foram ordenamos pelas mãos de seu superior ou outrem designado. Trago aos senhores palavras de ânimo e instrução:
Diaconato de Francisco. A Igreja prega que nosso Pai Seráfico pertencia a ordem dos diáconos, desta forma tomemos o mesmo como referencia a este ministério. Francisco fez de sua vida uma entrega total a Deus, sendo exemplo vivo do evangelho de Cristo, alimentando com o Pão que dá a vida e Alimenta a alma a todos ao seu redor, assim como, com o pão que é sustento ao corpo. Enquanto vivo ajudou os sacerdotes ao seu redor em seus desígnios, seja nas liturgias, nas obras de caridade, ou mesmo na construção civil, como no exemplo da Igrejinha de San Damiano. Seja pois o vosso Diaconato, como o de Francisco, Total e Completo na Entrega a Vontade de Deus!
O Diácono da Ordem. Os Frei Noviços, ou não, em seus processos formativos, preparem-se fielmente para bem receberem a ordenação diaconal. Não o Faça sem antes ter feito um bom processo formativo, e sem previa autorização do superior. Após a Ordenação, que permaneça nesse estágio diaconal (os diáconos transitórios) por ao menos 2(duas) semanas, ou pelo tempo que julgar necessário o superior da Ordem.
O Diácono Permanente. Louvor e Glória a Deus Pai, por aqueles jovens freis que decidem aceitar o diaconato permanente, como o fez aquele jovenzinho de Assis. Assuma pois o Frei Diácono Permanente a administração de uma Igreja que pertença a ordem, e cuide dela como cuidou Francisco da Igrejinha de San Damiano.
O Diácono na Ordem. Seja permanente ou transitório, esteja o diácono a disposição de seu superior ou daquele a quem lhe forem confiados seus cuidados. Atente que não cesse sua fé, e mantenha viva a oração de sua ordenação: "Crê o que lês,ensina o que crês e vive o que ensinas".
Rezamos por cada jovem que adentrar a esta ordem, e ao que se encontram na mesma, pela Intercessão da Sempre Virgem Mãe da Divina Providência.
Dado do Gabinete do Ministro Geral, convento de São Francisco, 12 de fevereiro do ano de Nosso Senhor de 2020.
+ Frei João Paulo Cantalamessa
Ministro Geral