No ano de 1209, um pequeno grupo de doze “homens penitentes originados da cidade de Assis” e liderados por Francisco apresentou-se em São João de Latrão, em Roma, diante do Papa Inocêncio III. Pediram e obtiveram do Papa a aprovação verbal para o seu propósito de vida: “viver segundo a forma do santo evangelho”, de maneira itinerante, pregando a penitência e a conversão. Essa aprovação verbal da fraternidade e do projeto de vida de Francisco e seus companheiros é considerada o momento fundante institucional da Ordem dos Frades Menores.

    É neste mesmo espírito de missão que convoco os frades da ordem a saírem pelo mundo levando a pessoa de Cristo aos irmãos, levando a presença de Cristo, sua cura, seu consolo e sua libertação. Não podemos guardar para nós mesmo este tesouro que nos foi dado, enterra-lo em nosso egoísmo e escondermos do mundo a Luz que nasceu para Iluminar os povos e nações.

    Desta Forma, todo o Frade Disposto deve ser acolhido no projeto missionário: 'Peregrini Orbis' e ser enviado a uma terra de Missão, pelo tempo que lhe couber, sobre a proteção de Deus e desta sagrada Ordem, assim como de seus superiores.

Escrito no Convento de São Francisco de Assis, Gabinete do Ministro Geral, 19 de Fevereiro de 2020

+ Frei João Paulo Cantalamessa
Ministro Geral da OFM