Serviço de Animação Vocacional - SAV - Vocacional - Franciscanos ...

SERVIÇO DE ANIMAÇÃO VOCACIONAL
ORDO FRATRUM MINORUM


Acerca da admissão do irmão Marcos Emanoel, presbítero na Arquidiocese de São Paulo, no postulantado franciscano.
Convento São Frei Galvão, 23 de Julho de 2020.

A experiência do Postulantado, na verdade, é essa ousadia do primeiro grande passo dentro da Ordem Franciscana, colocando-nos no seguimento de Nosso Senhor Jesus Cristo da forma como fez São Francisco de Assis. O Postulantado, como todas as etapas formativas, é uma reposta à graça de Deus, a graça inicial que Deus nos conferiu no dia do nosso batismo. “Quero continuar vivendo o Evangelho na disponibilidade, na alegria e no serviço aos irmãos. ‘Quero’ significa disposição interior. Querer significa vibrar, significa colocar-se por inteiro” (Cf. Frei Fidêncio, OFM)

O irmão que deseja ingressar na Ordem dos Frades Menores, vivenciar plenamente o carisma franciscano, deve-se transformar em um homem novo, deixando homem velho para se torna novo em Nosso Senhor Jesus Cristo. Ao sentir o chamado do Pai para ser um menor observante do Santo Evangelho e eposo da santa pobreza, este deve discernir a sua vocação, e é no período do postulantado onde o candidato consegue experimentar da vida rotineira de um frade menor, ingressando no seminário na Ordem, para concluir os seus estudos e, com muita oração, estar em comunhão com Deus.

Com muita alegria e agradecendo ao Senhor por mais uma vocação que será discernida neste período formativo, anuncio-vos a admissão ao postulando do irmão Marcos Emanoel.

Declaro assim, o Promotor Vocacional da Ordem dos Frades Menores, D. Frei Darllan Messias, responsável pelo desenvolvimento formativo do supracitado irmão, em colaboração com o trabalho exercido pelo Frei Eder Silva, Mestre de Postulantes e Noviços da Ordem dos Frades Menores. Não obstante, contarão com os meus esforços, enquanto Ministro Geral desta humilde e serva fraternidade, para que nós possamos juntos transparecer a espiritualidade e fazer com que o carisma franciscano seja perpetuado e vivido em todo o nosso orbe habbiano. Ademais, não só é necessário o conhecimento formativo, mas é de suma importância que o candidato tenha uma vida ativa de oração, nunca deixando de rogar ao Senhor Deus pela sua perseverança no chamado vocacional, pedindo também, a intercessão da Pia Virgem Santíssima e do Pai Seráfico. Concluo que, o mesmo siga o estatuto da Ordem dos Frades Menores e sua regra bulada promulgada pelo Papa Honório III, onde São Francisco esclarece a vida e o trabalho do irmão menor, sendo imprescindível a leitura desta por parte de nosso irmão postulante, fazendo com que ele possa extrair todo o seu conteúdo para honra e glória da Santíssima Trindade.

Faço saber que o nosso estatuto dispõe-se das seguintes cláusulas:

ARTIGO 13º - SÃO DEVERES E DIREITOS DOS POSTULANTES

DEVERES:

I.          Viver de Acordo com a doutrina e prática da Palavra de Deus, honrando e propagando e Santo Evangelho segundo as Escrituras Sagradas, Segundo a Rega de São Francisco de Assis;
II.   Participar da Formação do Postulado sob acompanhamento do Formador dos Postulantes;
III.         Zelar pelo bom nome da  Ordem;
IV.        Defender o patrimônio e os interesses da Ordem;
V.        Comparecer por  ocasião dos ritos religiosos;
VI.    Denunciar qualquer irregularidade verificada dentro da Ordem, para que o Conselho Geral tome providencias;
VII.       Cumprir e fazer cumprir o presente Estatuto;
VIII. Não se ausentar por mais de 30 dias do Habbo Hotel.

DIREITOS:

I.         Gozar dos benefícios oferecidos pela Ordem na forma prevista neste Estatuto;
II.        Ter digna Formação e dignos Formadores;

A partir deste documento de admissão, que sejam cumpridas, decretadas e arquivadas as letras que aqui foram escritas.

Dado e passado no dia vinte e três de Julho de dois mil e vinte sob o pontificado de Sua Santidade, o Papa João Paulo VII.

Deus super omnia,

Fr. Apollonium Materazzi, OFM
Ministri Generalis

+ Frei Darllan Victor Messias, OFM
Promotor Vocacional

+ Frei Eder Silva, OFM
Mestre de postulantes e noviços