MINISTER GENERALIS
ORDO FRATRUM MINORUM
Boletim informativo do Ministro Geral acerca do Convento São Frei Galvão.
Salvador, 09 de Julho de 2020.
Saúdo-vos desejando a paz e o bem.
O primeiro convento e sede da Ordem dos Frades Menores localizada no Habbo Hotel na cidade de Salvador que estava sob a posse do ex-frei Brutus Godunov, foi entregue ao clero separado, portanto, não podendo este ser propriedade desta venerável Ordem que está em comunhão com o Papa João Paulo VII. Foi-nos entregue, de carinhoso e fraterno modo, uma nova edificação para sediar os nossos irmãos e o conselho da Ordem; entretanto, o proprietário do terreno e portados dos bens materiais do mesmo, decidiu retirar a Ordem deste espaço, deixando-nos novamente sem uma casa para morarmos e, consequentemente, sem sede oficial.
Diante desta situação, de prontidão recebemos a feliz notícia que iriam se iniciar as construções do novo convento da Ordem dos Frades Menores, permanecendo o mesmo nome (São Frei Galvão) mudando apenas a estrutura e a construção. As obras estão sob responsabilidade do tesoureiro da fraternidade, Frei Júlio Terroso, que estará sob posses das propriedades: convento, sala de reuniões, claustro e sala capitular. Deste modo, quando o mesmo estiver pronto e adequado para o funcionamento, os devidos documentos e contratos serão revistos e assinados, de forma que legalize e oficialize a jurisdição do convento pela Ordem dos Frades Menores.
Como Ministro Geral desta humilde Ordem, me compete o ato de abrir ou fechar conventos (Cf. Estatuto da OFM Art. 17° VII), vejo que é justo e necessário que tenhamos uma fraternidade para morarmos e sediarmos todas as ações da Ordem, ora espirituais e devocionais, ora administrativas e missionárias.
Recordando o que diz o mesmo estatuto acerca dos responsáveis pelo convento: "A Guardiania Local do Convento ou Fraternidade, se comporá de três membros assim discriminados: Guardião, Vigário e Secretário, e reunir-se-á ordinariamente a cada mês e extraordinariamente quando houver convocação da maioria de seus membros. " (Cf. Artigo 22°) Apesar da mudança do supracitado, permanecem os frades nomeados para exercerem estas funções prescrita pela nomeação extraordinária já publicada em nosso website.
Rogamos ao Pai Seráfico, que ele interceda por nós nessa nova casa e que sejamos sempre unidos em Cristo, nosso alicerce de vida, e que mantenhamos sempre o nosso carisma e espiritualidade.
Deus super omnia,
+ Fr. Apollonium Materazzi
Minister Generalis
