"E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha." (Mt 7,25)
INTRODUÇÃO
Estimados frades, é conhecida por todos aqueles que acompanham o caminho do Cristo a seguinte passagem do Evangelho, na qual uma casa é combatida por todas as forças adversas, mas resiste até o final, pois ela está sustentada por uma rocha. Observando esta passagem e refletindo sobre ela, concluímos que é necessário que a nossa Ordem esteja consolidada também de alguma maneira sobre a rocha, pois caso contrário as forças adversas virão e poderão nos derrubar. E assim como o homem tolo, que não escuta os conselhos de Deus e consolida a sua casa sobre a areia (Cf Mt 7,26), quando vem as intempéries não há o sustento necessário para que não haja abalo das estruturas.
É necessário, portanto, que nos firmemos sobre algo que seja sólido, e nada é mais rocha verdadeira do que o Cristo. Os senhores hão de concordar de que é preciso que revisemos as nossas estruturas administrativas vez ou outra, pois somente assim haverá organização que impere na Ordem na qual Cristo é a base. Com consciência disto, apresento-vos as nomeações.
OS CONSELHOS E SEUS MEMBROS
CONSELHO GERAL (responsável pela administração e pastoreio principal da Ordem)
Frei Brutus Godunov - Ministro Geral
Frei Darllan Messias - Ministro Auxiliar
Frei Eder Messias - Secretário Geral
Frei Erlei Forgione - Definidor Geral
Consultores - Frei Francisco Reis e Frei Swêlldo Júnior
CONSELHO FORMATIVO (responsável pela formação dos frades e postulantes, encarregados de zelar pelos novos irmãos da Ordem)
Promotor Vocacional: Frei Erlei Forgione
Mestre de Noviços: Frei Ruan Oliveira
Mestre de Postulantes: Frei Darllan Messias
CONSELHO ESPIRITUAL E MISSIONÁRIO (responsável por manter o carisma franciscano nas correntes espirituais e missionárias da Ordem, organizando eventos de missões e encontros espirituais entre os frades)
Diretor Espiritual: Frei João Maria Kekeison
Diretor Missionário: Frei Hery Cardoso
A partir de agora DECRETO a posse de vocês em seus cargos. Estamos mais estruturados enquanto Ordem, e devemos cumprir as funções que nos foram incumbidas. Rogo aos irmãos para que sejam semelhantes ao nosso Pai Seráfico no exercício de suas tarefas, lembremo-nos disto: "Pregue o Evangelho em todo tempo. Se necessário, use palavras."
Dado e passado no Convento São Frei Galvão no dia 14 de novembro de 2020.
Cordialmente,