Para todos a quem chegar esta nota, paz e bem. 

Após ser consultado pelo Ministro Geral, Reverendo Frei Brutus, eu e ele em uma longa conversa sobre tal, achamos por bem emitir estas diretrizes e levá-las para o conhecimento de todos, assim evitando  possíveis complicações futuras.

A saudação Franciscana paz e bem (ou pax et bonum, do Latim), é um dos mais antigos lemas de nossa ordem, com difusão missionária para todo o mundo, e marca a nossa fraterna presença, e o desejo espiritual ao saudar o irmão (transmitindo assim nossa espiritualidade).

Entretanto, nos últimos dias, alguns de nossos irmãos, de forma descontrolada e compulsiva, vêm mudando esta nossa saudação, em nosso orbe Habbiano como um todo (em grupos de Whatsapp, ou até mesmo dentro do próprio jogo - lembrando que segundo o CDC o Wpp é uma extensão do jogo), por um trocadilho, que embora não ofensivo, vai contra a nossa espiritualidade – “Paz e bens”  se referindo claramente aos bens mundanos (câmbios ou HC em nossa realidade).

Vale fixar que o termo bens, na forma empregada, é incompatível com nossos votos de pobreza (embora alguns sejam postulantes e não tenham votos, estão em um período de se resguardar enquanto a esses até mesmo antes de sua profissão, além de estarem em um período longo de avaliação).

Por fim, pedimos que não se usem essa incorreta saudação, e que se deseje realmente o bem aos nossos irmãos, agindo desta forma de maneira verdadeiramente franciscana. Vale ressaltar que não dizemos isso por mero efeito, mas sim pois devemos orientar a todos os nossos membros do verdadeiro espirito Franciscano. Assim sendo, fica REPROVADO o uso incorreto da nossa saudação, podendo caber uma advertência ou até mesmo uma suspensão para aqueles que continuarem a utilizá-la de maneira incorreta. Imploro a compreensão de todos, para que juntos levemos o nosso verdadeiro lema aos demais!


Convento São Frei Galvão, XXVIII, XI, MMXX

 

Diácono Perm. Frei Francisco Reis, OFM – Consultor do Conselho