ORDEM DOS FRADES MENORES
DIRETÓRIO MISSIONÁRIO
 
03/12/2020
Quinta-Feira

"Mestre, que eu saiba amar, compreender, consolar e dar sem receber" (cf. Hinário Franciscano, msc. 456)

Irmãos, sobretudo o confrade João Paulo Cantalamessa, OFM, o Senhor nos dê a paz e o bem.

É costume dos frades ir ao encontro dos mais necessitados. Àqueles que estão na margem do atual sistema econômico e político. Com aperto e aflição no coração, a Ordem olha para a realidade da Guatemala. País tão sofrido pela dor da violência capitalista. Nossos irmãos e irmãs, além da violência capitalista, sofrem a dor da guerra comercial, civil e o sofrimento da toxicodependência. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a Guatemala é um dos cinco países mais violentos do mundo. A principal violência presenciada e vivênciada pelos guatemalensses é a ameaça constante à segurança e à saúde. A toxicodependência, como dito, é um grande fator que assola a vida desses nossos irmãos e irmãs da América Central.

Como dito pelo Sucessor de Frei Francisco, os frades devem levar aos sofridos e marginalizados que é "preciso olhar para o horizonte e lembrar que ele é infinito" tendo em vista que "o que veem agora é passageiro" (cf. Carta do Ministro Geral às Freiras Clarissas, 11/2020) e que os sofrimentos do tempo presente nem se comparam à glória que viveremos na morada celeste (cf. Romanos 8, 18-25).

Diante do exposto, urge e ressurge no coração fraterno dos irmãos de São Francisco e Santa Clara de Assis, o ardor missionário e o afeto paterno com esses irmãos e irmãs nossos, residentes na Guatemala. Com o objetivo de concretizar e realizar esse sonho messiânico (cf. Marcos 16, 15), enviamos como representante dos pobres de Assis e filhos da Santa Igreja Católica Apostólica Romana, o nosso confrade, FREI JOÃO PAULO CANTALAMESSA, OFM, para que seja a esperança e o sinal da Perfeita Alegria do povo da Guatemala, sobretudo nestes tempos em que este país sofre ainda mais, por consequência desse sistema massificador, assassino e exclusivo.

Com a permissão do senhor Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores, enviamos contigo 38 mil peças de roupas masculinas e femininas para adultos e 53 mil roupas para crianças de todos os gêneros. Te concedemos também o grandioso trabalho de levar o Cristo Pobre, Humilde e Crucificado e recordamos o mandato de Frei Francisco de "fazer poucas coisas, mas fazendo-as bem" (cf. Tomás de Celano, Carta de São Francisco de Assis à Frei Leão). Afirmamos e reafirmamos que levas consigo o coração da nossa família francisclariana. Vá com Deus, servidor do Senhor, vá trabalhar com amor, propagando a paz, o bem e o amor!

FREI BRUTUS GODUNOV, OFM
Ministro Geral

+ FREI HERY CARDOSO, OFM
Diretor Missionário