CONSELHO FORMATIVO

CARTA DE PROMULGAÇÃO

NOVA APOSTILA FORMATIVA DO NOVICIADO – OFM

“Instrua o homem sábio, e ele será ainda mais sábio; ensine o homem justo e ele aumentará seu saber (Provérbios 9;9)”

A todos a quem chegar este documento: Pax et bonum

 

O senhor Deus sempre nos exorta para ensinar e levar a boa nova aos nossos irmãos, em diversas passagens, para que tenhamos operários competentes para sua messe. O ensinar é um dom divino, e que merece muito zelo ao se realizar, a fim de que seja verdadeiramente de boa vontade. Fala com sabedoria e ensina com amor (Provérbios 31:26)

Analisando a parte formativa de nossa ordem, juntamente ao Ministro Geral, chegamos à conclusão de que devíamos aplicar uma reforma neste âmbito. Sendo assim, iniciamos o projeto de reforma para a apostila do noviciado.

Levamos em consideração toda a natureza que esta etapa tem como requisitos: principalmente por parte dos primeiros votos que os integrantes passam a assumir. Elaboramos um aprofundamento carismático e técnico (com várias referências), e uma compilação da antiga apostila, que já continha boas noções, principalmente a parte biográfica de nosso Pai Seráfico.

Assim, como Mestre de Noviços e Promotor vocacional, elaborei um novo documento, que foi recebido e APROVADO pelo Conselho Formativo da Ordem, que prescreveu apenas breves observâncias, visando sempre a melhor formação possível dos nossos noviços. A nova apostila contará com as seguintes diretrizes:

  • AULA 1 – A natureza do Noviciado; Primeiros votos Franciscanos; Espiritualidade Franciscana
  • AULA 2 – Aprofundamento: Vida de São Francisco de Assis
  • AULA 3 – Simbologia da Ordem

Deste modo, a partir de hoje, fica oficialmente PROMULGADA a nova apostila formativa de nosso noviciado, passando a vigorar como titular, disponível em nosso website oficial. Agradecemos aos esforços de cada um dos membros de nosso Conselho, e também aqueles que promulgaram nossa antecessora formação, que nos serviu de base e ficará também guardada em nossos documentos para uma eventual consulta.

No mais, peço a Deus para que rogue aos irmãos noviços que por aqui passarão, e a seus formadores, para que sejam sempre iluminados.


Convento São Frei Galvão, 11 de Dezembro de 2020.


Atenciosamente,

Diácono Perm. Frei Francisco Reis, OFM

Mestre de Noviços

Promotor Vocacional