A todos que lerem a este decreto, paz e bem!

Irmãos e irmãs, o carisma fundacional de uma família religiosa, como é o caso da Família Franciscana, resulta de uma experiência do Espírito que se torna a experiência fundante e que, em seguida passa aos discípulos e discípulas para ser vivida, custodiada e desenvolvida em favor do povo de Deus e da construção do Reino. Claro que, nos fundadores e fundadoras há uma especificidade própria e exclusiva. O carisma transmitido não é camisa de força, que deva ser repetido de forma inflexível. Trata-se de criar no presente uma história parecida com as origens. Fala-se muito em fidelidade criativa. (Car. Francisc. I)

Considerando o artigo X do santo estatuto desta ordem, que nos diz sobre os deveres dos frades:

. I Viver de Acordo com a doutrina e prática da Palavra de Deus, honrando e propagando e Santo Evangelho segundo as Escrituras Sagradas, Segundo a Rega de São Francisco de Assis;
II.  Participar da Formação Religiosa Continua, quando convocado;
III. Zelar pelo bom nome da  Ordem;
IV. Defender o patrimônio e os interesses da Ordem;
V. Comparecer por  ocasião das eleições;
VI. Votar por ocasião das eleições;
VII. Denunciar qualquer irregularidade verificada dentro da Ordem, para que o Conselho Geral tome providencias;
VIII.  Cumprir e fazer cumprir o presente Estatuto;

Considerando, a falta de respeito, praticas anti-cristãs e atentamento contra a paz e harmonia fraterna, feitas pelo Monsenhor Gustavo Galvão no orbe franciscano, localizado no aplicativo de mensagens (Whatsapp), que por decreto pontifício, tornou-se a extensão do clero habbiano,

Decreto, a suspensão do citado irmão com duração de 48 horas, a partir desta publicação oficial. Aconselho-te ainda que durante este tempo, se prive em oração, repensando sobre a Fé cristã e sobre o franciscanismo. Pedindo ainda, à virgem Maria, o auxilio necessário para que seja tua guia e conselheira, ela que é doce e pura.

Sem mais, peço orações por este nosso irmão, para que logo possa retornar com o vigor necessário para seguir a Cristo por meio de nosso Pai Seráfico, São Francisco de Assis.

+ Fr. Erlei Maria Forgione, OFM.
Ministro Auxiliar da OFM.