CONSELHO GERAL
ATA DE CONSUMAÇÃO DO MINISTÉRIO
A todos aqueles a qual se estendem estas letras: paz e bem!
Caros irmãos e reverendíssimos Frades, como é de pleno conhecimento dos senhores nós do conselho Geral acatamos ao dever de pastoreio de nossa ordem de forma legalmente constituída desde a eleição de nosso ministro atual, e sua aceitação pela Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e sociedades de vida Apostólica, aos dias 14 de abril de 2021, após frutuoso mandato de 6 meses de nosso conselho geral.
Assim sendo nos deparamos hoje mediante a chegada deste momento, onde devemos abrir as portas para os novos rumos de nosso poverello, para que seja dada continuidade a missão como minoris, na humildade carismática da pobreza, da castidade e da obediência como nosso pai ensinou que assim vivêssemos.
Sendo assim, eu até então definidor geral de nossa ordem, cumprindo com minha obrigação e faculdades atribuídas, a partir deste DECRETO lhes informo que nesta exata data e hora (14/10/21 ás 15:00) está CONSUMADO o mandato do até então conselho geral, sendo todos os cargos automaticamente deixados, enfaticamente também o do Ministro Geral, até então exercido pelo eminentíssimo senhor Frei Darllan Messias, que agora deixa a humilde Cátedra de nosso Pai Seráfico VACANTE, e a automática DEMISSÃO de todos os demais encargos fixados até o momento, bem como dos Conselhos formativos e missionários, ou até ainda das guardianias locais, sendo que estes serão revistos pelo próximo ministro.
Ainda como prevê o estatuto o capítulo geral extraordinário será ainda convocado em um prazo de 3 (três) dias após esta, assim que determinadas todas as funções para bem executá-lo.
No mais despeço-me rezando firmemente a Deus para que ilumine-nos neste período, que sejamos firmes a nosso trabalho evangelizador, levando o evangelho através de nosso carisma. “Pregue o evangelho a todo tempo e se necessário use palavras” (São Francisco de Assis)
Dado e passado no Convento São Frei Galvão aos dias 14 de Outubro, do ano da encarnação de 2021.
Atenciosamente,
Monsenhor Frei João Paulo Cantalamessa, OFM