FREI FRANCISCO REIS
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
SUFFRAGIUM MINISTRI ORDINIS FRATRUM MINORUM
A todos os frades de nossa ordem, e aos demais a que se estendem estas letras, paz e bem!
Caríssimos, tendo o devido respaldo estatutário é estabelecido a nossa fraternidade, que em um período de a cada seis meses, realizem-se a eleições para o Conselho Geral, destituindo aos mandatários anteriores e tomado por escrutínio, sejam reeleitos ou colocados novos administradores, em seus respectivos ofícios, afim de que se tenha garantia de um pastoreio em consonância a vontade dos Frades, e se mantenha constante os trabalhos em prol desta amada ordem. Vide as disposições citadas:
"ARTIGO 27º - DO MANDATO
As eleições para ao Conselho Geral, realizar-se-ão conjuntamente de seis em seis meses , por escolha pessoal de cada Frade, sem a necessária apresentação de propensos candidatos, podendo seus membros ser reeleitos mais uma vez"
Expostas as diretrizes, é de constatação acessível a todos, que o presente ministério teve seu início no dia 28/01/22, último capítulo geral extraordinário. E que completa seus seis meses nesta noite, e finda-se o presente mandato.
Considerando, que cabe a mim como até então Ministro Auxiliar, delegado a declarar a vacância e proceder com os trâmites legais para convocação capitular, tendo já informado a Santa Sé, via Congregação para os institutos de vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, na pessoa de seu prefeito o Cardeal Michels, DECRETO:
Que nessa exata data e hora (dia 27/07/22 às 18:00) está CONSUMADO o mandato de nós até então membros desse conselho, do qual deixamos os encargos a nós confiados a seis meses atrás. Sobretudo, automaticamente também PROCLAMO VACANTE a humildade cátedra de São Francisco de Assis, até então ocupada por Dom Frei Nadson Pacelli Card. Médici, agora liberado da sucessão. Pontuo ainda, que o quanto antes será publicada a convocação do capítulo para eleição.
Por fim, exorto aos freis de nossa ordem, para que estejamos em oração, afim de que sejamos iluminados e decidamos os rumos do poverello.
Dado e passado na guardiania conventual de São Frei Galvão, aos 27 dias do mês de julho, no ano Sacerdotal de 2022.
Diácono Perm. Frei Francisco Reis, OFM