CONSELHO GERAL
DIÁCONO PERM. FREI FRANCISCO REIS, OFM
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
MINISTRI GENERALIS ORDINIS FRATRUM MINORUM


Para nossos reverendíssimos Frades, e a todos que estas letras chegarem, Paz e Bem!

Amados irmãos, sabemos que a igreja nos exorta sempre a continuar no serviço, levando Deus a todos os cantos do mundo, e suscitando nos homens o desapego terreno, para a contemplação da graça divina em suas vidas. Nosso sim perante o Senhor enquanto Freis, é o de nos compromissarmos com o desejo daquele pobre de Assis, em mostrar a salvação efetivamente, que pela simplicidade podemos encontrar o amor imensurável do Pai.

Desta forma, para que nos fortifiquemos enquanto família religiosa, se faz indeclinável que tenhamos uma estruturação fértil á regra Seráfica, e adequando-a para os moldes habbianos, proporcionemos uma consistência cada vez mais similar ao Franciscanismo primordial. Para tal finalidade, sempre foi de prática nesta sagrada ordem, em conjuntura a regra Bulada de Nosso Pai Seráfico, aprovada pelo Santo Padre Honório III, apresentar-se um estatuto regente da província, que tem por objetivo superintender nossa atuação religiosa, do qual perdura nosso atual desde o ano de 2019.

Atento a isso, verifiquei com os irmãos de conselho a proposta de manutenção estatuária como algo pertinente. Haja visto que de desde então, muitas coisas se mostraram efetivas (e é preciso reforçar-se), porém, outras naturalmente obsoletas com o tempo, exigem uma reformulação, para que se regularize e facilite âmbitos desta ordem.

Sobretudo, menciono o desejo de institucionalizar-se protocolos de nossos antecessores, que viabilizaram medidas complementares ao estatuto, e que precisam ser postas a luz, uma vez eficazes. Lembro as palavras do exímio pregador, Santo Antônio de Pádua: "É viva a palavra, quando são as obras que falam", então, nada mais pontual que intervir com embasamento naquilo construído organicamente, ampliando a evangelização virtual, e preservando-se simultaneamente grande parte dos pontos originais desse estatuto, que remontam a nossa humilde fundação.

Destarte, usando das faculdades a mim atribuídas, e almejando o bem da Ordem dos Frades Menores (OFM), CONVOCO todos os franciscanos para a reforma estatuária, que se dará por capítulo geral extraordinário na manhã deste sábado (27/08), a partir das 09:30. Ocorrerá a apresentação de um texto base por mim já elaborado, e serão acolhidos os comentários e contribuições dos irmãos, os quais decidiremos a procedência em união fraternal.

Ainda pontuo, aos que tiverem grande interesse, em tal participação de suma importância, contatar-me para obtenção de acesso a documentação pré-disposta desse novo estatuto, podendo formular suas intervenções de forma mais adequada possível, apresentando-as na reunião capitular. 

Por fim suplico a nosso Senhor Jesus Cristo, que olhe por nossa família, e nos conceda assim como nosso Pai Seráfico: "Forças para mudar o que precisa ser mudado. Resignação para aceitar o que não pode ser mudado. E sabedoria para distinguir uma coisa doutra" (São Francisco de Assis)

Dado e passado no Convento São Frei Galvão, aos 24 (vinte e quatro) dias do mês de agosto, no ano sacerdotal de MMXXII.


Diácono Perm. Frei Francisco Reis, OFM
Ministro Geral