CONSELHO GERAL
DIÁCONO PERM. FREI FRANCISCO REIS, OFM
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
MINISTRI GENERALIS ORDINIS FRATRUM MINORUM
A todos que a estas letras chegarem, Paz e o Bem!
O estimado Frei Iago Alves, manifestou-se ao Reverendíssimo Ministro Geral Frei Francisco Reis, o desejo de solicitar a sua dispensa da Ordem, após a ocorrência do último capítulo geral, afim de que que o mesmo possa viver a plenitude do seu ministério em outras circunstâncias, e na continuidade de seu episcopado, possa alcançar a plenitude da graça, que todos desejamos. Tendo visto que o Estatuto da Ordem salvaguarda o direito de qualquer frade pedir sua exclaustração da mesma instituição, como podem observar no trecho abaixo:
"ARTIGO 8º – DA EXCLAUSTRAÇÃO VOLUNTÁRIA DO FRADE
“É direito do Frei afastar-se da Ordem quando julgar necessário, comunicando sua vontade a Conselho Geral. ”
Eu, enquanto servo menor dessa fraternidade, como ministro geral, gozando das atribuições a mim conferidas por nossos frades afrente de nosso conselho geral, DECRETO a EXCLAUSTRAÇÃO do mencionado irmão de coração aberto e amoroso frente a seu próprio pedido de dispensa, e pelo bem-estar da convivência fraternal para que com todos. Portanto feito isso, sendo oficialmente desligado da OFM, se encontra liberado de suas obrigações para que conosco, e seus direitos como até então Frei.
Sem mais, rogo as bênçãos de Deus, por intercessão de São Francisco de Assis e Santa Clara, que este servo possa viver com sabedoria e ardor, perseverando no caminho de Deus, para que possa alcançar a maior humildade e benevolência com todos.
Dado e passado no Convento Franciscano, de Santo Antônio de Sant'Ana Galvão, ao primeiro dia do mês de agosto do ano sacerdotal de dois mil e vinte e dois.
Diácono Perm. Frei Francisco Reis, OFM
Ministro Geral