CONSELHO GERAL
DIÁCONO PERM. FREI FRANCISCO REIS, OFM
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
MINISTRI GENERALIS ORDINIS FRATRUM MINORUM


A todos que estas nomeações verem: Paz e Bem!

Com o início de nosso ministério nesta semana, é meu dever para que com o a Ordem apresentar devidamente as nomeações, constando os ofícios a serem desempenhados por cada irmão professo em atividade regular. Pensando também em não restarem dúvidas acerca dos deveres de cada frade, desdenho aqui com maior precisão as funções a serem executadas, afim de que sejam exigidos os serviços de cada com o devido respaldo.

Deixando transparente a organização, separamos as funções em três órgãos administrativos: Conselho Geral (previamente eleito e aceito pela Santa Sé), Conselho Formativo e Guardiania Conventual, sendo os dois últimos de minha prerrogativa a indicação dos nomes. Mensurado isso, anuncio a seguir:


CONSELHO GERAL

Ministro Geral: Frei Francisco Reis - Responsável pelo pastoreio geral da ordem, coordena as ações desse mesmo conselho, emite os decretos extraordinários os quais julga-se necessários frente as circunstâncias e deve receber aos votos dos irmãos ingressantes nas admissões e profissões.

Ministro Auxiliar: Dom Frei Darllan Victor D'Médici Card. Messias - Cooperador direto do ministro geral, tomará sobretudo parte das celebrações eucarísticas da ordem (em vista da necessidade do sacerdócio em alguns ritos, e possuir o episcopado, facilitando a concelebração dos frades e suprindo as necessidades do ministro nas profissões). Eventualmente substituí ao primeiro em suas ausências quando necessário.

Definidor Geral: Dom Frei Nadson Pacelli Card. Médici  - Terá de apresentar um panorama dos interesses da província, fiscaliza e representa os conventos, é responsável por manter atualizada a lista de propriedades sob jurisdição da ordem. Por conveniência, sendo também secretário do culto divino e disciplina dos sacramentos (nas últimas nomeações para cúria romana de S.s. Bento VI), irá cooperar com confecção de livretos celebrativos, garantindo a devida dignidade com a liturgia nas celebrações da ordem.

Secretário Geral: Frei Antônio Farnese  - Atuará na publicação de documentos cotidianos em nome do ministro quando devidamente delegado, como exclaustrações e reabilitações. Publicará também os cronogramas e convocações de eventos. 

[Nota: O cargo de definidor geral foi delegado ao Frei Nadson Paixão, suplente no último capítulo com quantia considerável de votos, dada a exclaustração do até então Frei Julio Olliver]


CONSELHO FORMATIVO

Promotor Vocacional: Dom Frei Darllan Victor D'Médici Card. Messias - Deverá comandar a equipe formativa, o que inclui observância com a composição das apostilas, postar as cartas pós-admissão, fiscalizar a formação dos postulantes e noviços, dá aulas e delega outros formadores ocasionalmente necessários. Além disso, recebe ao final da formação do noviciado as cartas dos candidatos a profissão, e discerne sobre as aprovações.

Mestre de Noviços: Dom Frei Nadson Pacelli Card. Médici - Acompanha os noviços em sua caminhada, é de preferência o formador, devendo ter ciência sobre o material vigente, e esclarecer as dúvidas sobre a vida religiosa no noviciado.

Mestre de Postulantes: Frei Javé Ferreira Acompanha os postulantes em sua caminhada, é de preferência o formador, devendo ter ciência sobre o material vigente, e esclarecer as dúvidas sobre a vida religiosa no postulantado.


GUARDIANIA CONVENTUAL SÃO FREI GALVÃO

Guardião Conventual: Frei Giuseppe Siri - Deverá zelar pela organização do local, a moradia dos frades e a manter capela local em atividade, celebrando sempre que possível, e organizando atividades que movimentem a comunidade de fé.

Vigário Conventual: Frei Miguel Carlos Encarregado de auxiliar o guardião em todas as necessidades, celebrando e servindo.

Bibliotecário Conventual: Dom Frei Alef Soares Rocha Administra o acervo documental da ordem, quando solicitado deve apresentar documentos que contribuam a vivência franciscana remetendo nossa espiritualidade nas variadas ocasiões.

Diretor Espiritual: Frei João Paulo Cantalamessa - Fica conferido o dever de publicar reflexões semanais, de acordo com o tempo litúrgico e ocasiões que se celebra, contribuindo com a difusão da palavra de Deus e o carisma de ordem.

Coordenador de eventos: Frei Ruan Oliveira Se compromete com a ação pastoral,  organiza atividades que contribuam tanto para interação clerical como laical nas comunidades franciscanas.

Ecônomo da ordem: Frei Júlio Terroso - Toma conta de grande parte das posses da ordem, gerenciando os bens necessários que utilizamos em nossas atividades, é responsável por manter apropriados os quartos principais.

Certo dos esclarecimentos de cada um dos cargos nomeados, DECRETO que tudo aqui disposto entre em vigor, e tome-se imediata posse de cada um dos ofícios, administrando-os com o máximo de comprometimento, para a sempre levarmos a glória do Senhor. Também informo a atualização da lista integral de frades que pode ser acessada clicando aqui, onde além dos ofícios acima já atualizados, contém também os missionários, noviços e postulantes.

Dado e passado no convento São Frei Galvão, aos 3 (três) dias do mês de agosto, do ano sacerdotal de 2022. 

Diácono Perm. Frei Francisco Reis, OFM
Ministro Geral