"Pois também eu te digo que tu es Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e contra ela as portas do inferno não prevalecerão" (Mt 16,18).

 A vossa santidade, nosso querido irmão e agora eleito Sumo Pontífice Antônio, e a todos a que se estendem estas letras: Paz e bem! 

 Até então, desde a quinta-feira, 09 de fevereiro do presente ano, encontrava-se a Santa Sé Apostólica, a cátedra Petrina em vacância, dada a renúncia e consumação do Pontificado do Venerável Papa Bento VI, nos encontrávamos na ausência do vicariato de Cristo, e guia. Assim na tarde de hoje, o sacro Colegiado de Cardeais, se reuniu para realização do Santo Conclave na cidade eterna de Roma, o que para nossa imensurável alegria elegeu o até então Ministro  Geral, Frei Darllan Victor D’Médici Card. Messias, como legítimo sucessor de Pedro, agora Papa Antônio I. Sendo o segundo Pontífice Franciscano da história da Igreja Habbiana, desde João Paulo IV, conforme as documentações disponíveis.

   Annuntio vobis gaudium magnum:
   Habemus Papam!

   Eminentissimum ac reverendissimum Dominum,
   Dominum Darllan, 
   Sanctae Romanae Ecclesia Cardinali Messiah,
 
  Qui sibi nomen imposuit Antonius.

   (Trecho da anunciação proferida pelo Cardeal Proto-diácono, Francisco Reis, na sacada das bênçãos) 

 Hoje confrade, nosso Senhor Jesus Cristo lhe coloca, como São Pedro para uma nova caminhada, na ligação entre o céu e a Terra, de forma que através de seu amor ao Pai mostre aos homens o caminho até a glória eterna. 

 Assim eu jubilosamente em nome de todos os confrades Franciscanos, parabenizamos e saudamos vossa santidade Antônio e lhe desejamos um frutuoso pontificado, para que possas guiar firmemente o rebanho a ti confiado: toda a santa Igreja. É um árduo trabalho, mas temos certeza que assim como tanto se doa pela missão anunciadora conosco nesta ordem, poderá levar adiante a edificação do clero, na humildade e amor a Deus como confiado por Nosso Pai Seráfico, São Francisco de Assis; desde as pequenas obras, aos grandiosos feitos "Se você quiser servir a Deus faça poucas coisas, mas as faça bem" 

 No mais despeço-me, certo de que o futuro nos é promissor, com um integro Pastoreio. "Onde há amor e sabedoria, não há temor nem ignorância" (São Francisco).

  Dado e Passado em Roma aos 18 dias do mês de Fevereiro, do ano de MMXXIII. 

 Eu escrevi:
 + Frei Francisco Cardeal Reis, OFM
 Cardeal da Santa Igreja