FREI JOÃO PAULO CANTALAMESSA
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
MINISTRI GENERALIS ORDINIS FRATRUM MINORUM

CARTA SOBRE OS ÚLTIMOS ACONTECIMENTOS

“Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível.” (São Francisco de Assis)

A todos a quem chegar este documento: Pax et bonum.

 Queridos irmãos e irmãs em Cristo Jesus, é sempre nossa função enquanto religiosos cooperar para a messe de nosso senhor; sermos instrumentos dele no mundo, colocando nossas forças e dedicação para este serviço a que somos designados, com todo zelo e segundo o santo Evangelho, como nosso pai seráfico nos ensinou. Este árduo trabalho deve ser continuo para a boa evangelização em nosso meio.
    Na tarde desta sexta-feira dia 30 de junho de 2023, enquanto o ministro geral da ordem, Frei João Paulo Cantalamessa, estava em viagem, surgiu no grupo do whats app da ordem uma discussão de raiz política. Lembramos a todos que a ordem presa pela liberdade de expressão de todos, e não priva a ninguém deste direito, pelo contrario lutamos para que todos tenham direito a falarem e serem ouvidos, em especial os pobres e oprimidos, marginalizados e esquecidos. Porém, sabendo que o grupo não é o melhor espaço para estas discussões e por receio de que se acalorassem o debate, o ministro em exercício Frei Júlio Terroso viu por bem usar de meios para cessar a conversa. Aqui deixo claro que não foram os melhores meios escolhidos pelo confrade em questão para resolver a situação, e este caso será levado a investigação pelo ministro geral da ordem, para que seja tudo esclarecido.
    Desta forma, é necessário abrir aqui um espaço para desculpar-se com os aqueles que de alguma forma formas atingidos negativamente pelo ocorrido, em especial os confrades: Frei Miguel Dolezzio e Frei Evandro Castellano. Aos dois peço desculpas, por não ter estado presente e ter evitado que os senhores viessem a sentir-se prejudicados, ou mesmo censurados.
    Reafirmo aquilo que trazemos no caput de nosso estatuto: Nossa premissa é sermos mensageiros  da palavra  e dos ensinamentos de nosso Senhor  Jesus Cristo a todos os seres humanos, fundamentados nas Santas Escrituras, e segundo a forma e regra expressa por nosso Pai Seráfico, São Francisco de Assis; independentemente de classe social, nacionalidade, raça, cor e crença, voltamos sempre nosso olhar quanto a santificação de cada um.
    Como mensageiros devemos estar sempre abertos ao diálogo, desde que este não venha a ferir o outro, pois este é o limite da liberdade de expressão.
    Rogo a Virgem Maria que nos ensine, através deste ocorrido a sermos mais irmãos e respeitosos uns para com os outros.

Dado e passado no Convento da Ordem aos dias XXX, de Junho, do ano da Graça do senhor de MMXXIII.

FREI JOÃO PAULO CANTALAMESSA, OFM
Ministro Geral