"Bem-aventurados os humildes de espírito,
porque deles é o reino dos céus." Mt 5,3
Diletos Confrades Franciscanos e demais amigos e amigas da Ordem, Paz e Bem!
Quero inicialmente externar a todos a alegria que sinto em meu coração em retornar a condução da barca que por diversas vezes, anteriormente, já conduzi e que tem em meu simples coração lugar de honra de apreço. A "Nau Franciscana" navega a mais de 800 anos no mar da evangelização, sendo uma das mais antigas ordem em atividade no mundo, e não poderia ser diferente em nossa realidade habbiana, pois nossa ordem, atualmente, possui o mais longo tempo em atividade de uma ordem. Seja desde a sua fundação em 2016 com algumas breves interrupções, ou desde sua reabertura em 2020, donde nunca mais parou.
Desejo também reforçar a satisfação quem sinto em ter, junto a minha pessoa, no comando desta embarcação os freis: Everton Andrade, Eder Messias e João Paulo Cantalamessa, como ministro auxiliar, secretário gera e definidor geral, respectivamente. Sem os quais não seria e nem será possível dirigir este navio.
Certa vez, São Francisco foi questionado por Frei Leão sobre o que seria a "Perfeita Alegria", achando que receberia como resposta do santo uma fórmula de como viver sempre feliz, assim como vivia aquele humilde servo menor. Em resposta, Leão ouve de Francisco que a perfeita alegria não é pregar fabulosamente, convertendo multidões até mesmo os de mal coração. Não é realizar milagres extraordinário de cura, fazendo o cego enxergar, o cocho andar e o mudo falar. Nem mesmo que de nós os demônios fugissem ao comando de nosso olhar e que os mortos nos ressuscitássemos, isto não seria a "Perfeita Alegria". (extraído da música: Perfeita Alegria - JUFRA do Brasil)
Como real resposta, do que seria a tão requerida "Perfeita Alegria" frei Leão ouve de Francisco a seguinte resposta:
- Se chegarmos ao nosso convento numa noite fria de
inverno e batermos depressa esperando entrar. E o porteiro do lado de dentro
não nos receber, e mais que isso, considerando-nos importunadores sair com um
bastão a nos agredir. E se nós diante da porta fechada, sob a noite e a
neve que cai. Conservarmos a paz, isto é a perfeita alegria"
Estimados irmãos, este belo relado, musicado com grande Graça pela Jufra do Brasil nos traz a reflexão dos últimos acontecimentos que recaíram sobre cada um de nós que compõem a Ordem dos Frades Menores, mas também nos prepara para os dias que virão, pois se alguém entre vós acha que a vida franciscana é de algum modo "fácil" está acometido pelo ledo engano.
Esperamos, nos dias vindouros estarmos prontos para, se na portaria do convento, abrir a porta aos que chegam em frio dia de inverno e, se chegando ao convento, termos a porta aberta diante de nós. Sendo essa chegada motivo de alegria, confraternização e partilha.
Por fim rogo a São Francisco de Assis, para que interceda a Deus por nossa ordem, proporcionando um bom mandato a este conselho recém-eleito.
Dado e passado no Convento São Frei Galvão, aos 02 dias do mês de Agosto, festa do perdão de Assis, do ano vocacional de 2023.