CONSELHO GERAL DA ORDEM DOS FRADES MENORES
APROVAÇÃO N° 01, DE 25 DE SETEMBRO DE 2024

Estimado POSTULANTE MARCOS FIORAVANTE,
Estimado FREI MESTRE JAVÉ FERREIRA, OFM
Estimados confrades, paz e bem.

Em comunhão com o nosso modo de vida quotidiano, reconhecemos com grande alegria o chamado de nosso irmão postulante, Marcos Fioravante, para dar mais um passo em sua caminhada vocacional. Após cuidadosa reflexão e discernimento, temos a honra de autorizar formalmente o início de seu noviciado, confiando-o aos seus cuidados, Frei Javé Ferreira, como Mestre de Noviciado.

Na obediência à Regra e ao espírito de nosso Seráfico Pai São Francisco, o noviciado é um tempo de amadurecimento espiritual, de aprofundamento nos votos e de maior conformação ao Cristo Pobre e Crucificado. Como expressou São Francisco em seu Testamento: “E quando o Senhor me deu irmãos, ninguém me ensinava o que devia fazer, mas o Altíssimo mesmo me revelou que devia viver segundo o santo Evangelho.” (Testamento de São Francisco, 14). Assim, o Senhor continua a nos enviar irmãos dispostos a abraçar esta vida de simplicidade, obediência e fraternidade.

Reiteramos o zelo que se faz necessário na formação deste irmão, e encorajamos que o espírito fraterno, em conjunto com as recentes Constituições aprovadas por Roma, seja a base de sua orientação: “A formação do noviço deve ocorrer em clima de acolhimento, oração e penitência, de forma que a sua escolha pela vida evangélica possa ser vivida com alegria e firmeza.”

Frei Javé, que o Espírito de Deus ilumine sua missão formativa e que São Francisco interceda por este novo irmão menor em nossa Fraternidade. O postulante Marcos Fioravante, agora em suas mãos, será guiado para o verdadeiro caminho de pobreza, obediência e caridade, refletindo a pureza e o amor de nosso Senhor Jesus Cristo.

Por fim, rogo a Deus que nos ajude nessa missão, sobretudo que Francisco de Assis e seus companheiros que também são nossos irmãos de hábito, possam realizar contributos a Deus em nosso favor, ao mesmo Deus que servimos Pobre, Humilde e Crucificado.

Dado em Roma, aos vinte e cinco dias de setembro de dois mil e vinte quatro.

Fr. Hery Cardoso, OFM
Ministro Geral