CONSELHO GERAL DA ORDEM DOS FRADES MENORES
CONSULTA N° 01, DE SETEMBRO DE 2024
Acerca do I Capítulo Geral após a reabertura da Ordem,
eleição do Ministro Geral e comunicado acerca da elaboração
das Constituições Franciscanas
Estimados confrades, paz e bem.
Espero que este comunicado acerca da consulta n° 01, de setembro de 2024 encontre todos os irmãos de nossa Ordem em perfeito e pleno estado de alegria no Cristo Pobre, Humilde e Crucificado. Fora realizado em 19 de setembro, na última quinta feira, no Convento São Frei Galvão, em Roma, o I Capítulo Geral da Ordem, após a reabertura. Neste capítulo, fora eleito para o período de seis meses este que vos fala, a fim de seguimos com a elaboração e ligeira divulgação das Constituições Franciscanas, que estão em sua reta final, restando apenas alguns breves detalhes para que seja efetivamente divulgada. Como consta em nosso último comunicado, havíamos suspendido ad hoc das admissões ou recolhimento de votos temporais ou perpétuos, contudo, tendo em vista a rápida reorganização da ordem, concedemos novamente a possibilidade de ingresso daqueles que desejarem seguir os passos de nosso Pai Seráfico.
Ainda faço saber, queridos irmãos, que encaminharei ainda nesta semana ao Dicastério para o Culto Divino, a I Edição Típica do Missal Franciscano, que conceberá em seu inteiro teor o nosso calendário próprio, além de uma solicitação para concessão de rito próprio da Celebração da Palavra com Rito de Comunhão, conforme nossa antiquíssima tradição, tendo em vista que para professar os votos em nossa Ordem abrimos mão, diante do Papa Honório III, da obrigatoriedade de recebimento do ministério ordenado.
Por fim, divulgamos novamente a lista integral dos membros de nossa Fraternidade;
I. Frei Hery Cardoso, OFM
II. Frei Darllan Messias, OFM
III. Frei Eder Messias, OFM
IV. Frei João Santana, OFM
V. Frei Emanuel Souza, OFM
VI. Frei Javé Ferreira, OFM
VII. Frei Erlei Gabriel, OFM
VIII. Frei Mizael Oliveira, OFM
IX. Frei Hugo Filho, OFM
X. Frei João Paulo Cantalamessa, OFM
XI. Frei Brutus Godunov, OFM
XII. Frei Gustavo Quinelato, OFM
XIII. Frei Ryan Tosetti, OFM
XIV. Frei Lucas Lavesso, OFM
XV. Frei Francisco Reis, OFM
XVI. Frei Evangelho Castelliano, OFM
XVII. Frei João Kekeison, OFM
Encaminhamos, portanto, esta consulta ao Dicastério para as Ordens Religiosas, liderado pelo Eminentíssimo Cardeal Assis, que preside em nome do Santo Padre, este tão importante órgão da Cúria Romana. Alegramo-nos com a lista integral e orgânica de nossa Ordem, fazendo memória de tantos irmãos que professaram conosco os votos de Obediência, Castidade e o sumo voto de Pobreza, tornando-se menores com o Cristo Pobre. Salientamos que, após a deliberação do Dicastério responsável, emitiremos oficialmente a eleição do Conselho Geral.
Por fim, rogo a Deus que nos ajude nessa missão, sobretudo que Francisco de Assis e seus companheiros que também são nossos irmãos de hábito, possam realizar contributos a Deus em nosso favor, ao mesmo Deus que servimos Pobre, Humilde e Crucificado.
Dado em Roma, aos vinte e dois dias de setembro de dois mil e vinte quatro.
Ministro Geral Eleito